Home > SOCIO-AMBIENTAL > INSTITUTO GENTE

INSTITUTO GENTE

INSTITUTO GENTE

Desde que se instalou no litoral norte baiano, o Grupo Aurantiaca elegeu como uma de suas estratégias fundamentais a preocupação e os cuidadoscom o desenvolvimento social e a preservação ambiental. Assim, ainda em2009, começou a investir recursos humanos, físicos e financeiros no apoio a manutenção de uma escola da rede municipal de ensino, a escola Castro Alves, voltada para crianças e adolescentes da comunidade rural de Pedra Grande, município de Conde.

Com o natural crescimento do número de alunos e das demandas da escola ao longo dos últimos anos, houve necessidade de organizar, profissionalizare institucionalizar as ações. Assim nasceu o Instituto Gente, uma organizaçãoda sociedade civil, parceira do Grupo Aurantiaca, que tem como Missão “ajudar a identificar e revelar os enormes potenciais humanos e naturais que sempre existiram, independente da condição e da situação atual”.

Através da parceria com a Aurantiaca e a prefeitura municipal do Conde, o Instituto Gente mantém a Escola Castro Alves em um prédio escolar moderno, cedido pela empresa, com 04 salas de aula, salas de informática eleitura, área de lazer, cozinha e refeitório.

Ainda em seu primeiro ano de existência, pretende-se implantar um modelo de educação integral, voltado para o desenvolvimento das múltiplas dimensões do ser humano e que valorize a realidade, as diversidades, e os saberes formais e informais na qual está inserido.

Também através desta parceria, está em execução o diagnóstico socioeconômico e sensibilização da comunidade de Pedra Grande; para que, com a união de outros parceiros, possa ser realizado mais um grande projeto de desenvolvimento comunitário tendo como base os princípios do InstitutoGente:

  • Equilíbrio da relação entre o ser humano e a natureza
  • Protagonismo comunitário
  • Foco nos talentos e recursos locais
  • Parcerias pessoais e institucionais

http://aurantiaca.com.br/wp-content/uploads/2013/12/instituto.png